Homem gay é impedido de se batizar apenas no dia da celebração

Homem diz ter sofrido homofobia após ser impedido de se batizar em igreja evangélica de Aracaju

O fotógrafo João Pedro Poderoso afirmou que foi vítima de homofobia durante uma cerimônia de batismo, realizada no domingo (15/05), em uma igreja evangélica de Aracaju.

Segundo João, na hora em que ele seria submetido ao rito, na Igreja Presbiteriana Renovada de Aracaju (Ipra), o pastor o informou que ele não poderia ser batizado por ser “homoafetivo e ser casado com outro homem”.

Como prática comum em muitas igrejas protestantes, a cerimônia do batismo se daria após um curso preparatório de seis semanas, no qual João Pedro participou sem nunca esconder sua sexualidade e o seu relacionamento.

“Eu fui chamado por um líder e levado a uma sala, onde ele me informou que o pastor gostaria de falar comigo e chegando lá, ele me informou que eu não poderia ser batizado porque eu era homossexual e casado com outro homem”, contou João ao portal G1. “Sendo que toda a igreja sabia do meu relacionamento com o meu esposo, eu já frequentava a igreja há um ano. Não era novidade o nosso relacionamento”.

João afirma que acionou um advogado para cuidar do caso, que foi registrado no Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) da Polícia Civil de Sergipe. “Eles deveriam pelo menos ter compaixão pelo momento que eu estava vivendo, a felicidade que eu estava vivendo. Eu estava clamando pelo Senhor, pelo Espírito Santo e eles tiraram isso de mim”, desabafou o fotógrafo nas redes sociais.

Infelizmente casos assim são comuns em diversas igrejas, e sempre orientamos que pessoas LGBTQIA+ busquem espaços religiosos que de fato acolham todas as pessoas.

Lembrando que para pessoas luteranas o batismo é meio da graça de Deus, portanto um sacramento, que não pode ser negado à alguém por ser LGBTQIA+, pois não se trata de um ato humano, mas de Deus se aproximando de sua criação. Na IECLB não é permitido negar sacramentos à pessoas LGBTQIA+.

Se você foi impedido de se batizar, ou conhece alguém que foi impedido, em uma igreja luterana, entre em contato que faremos o possível para ajudar.

Fontes:

Pheeno